Arquivo

0

Gestalt //

Patrícia Castro quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Entre o século XIX e o início do século XX, a Psicologia estudava o comportamento, as emoções e a percepção. Os estudos da percepção humana analisavam o conjunto a partir dos seus elementos, ou seja, o Homem tenderia a perceber uma imagem através das suas partes constituintes. Pelo contrário, a Teoria da Gestalt (surge no século XX), criada por Ehrenfels, Krüger, Köhler e Koffka, afirma que não se pode conhecer o todo através das partes, mas sim as partes através do todo. Anteriormente pensava-se que os elementos determinavam os conjuntos, mas esta teoria diz que os conjuntos possuem leis que regem os seus elementos. Portanto, segundo a Teoria da Gestalt, só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode perceber, descodificar e assimilar uma imagem.

Christian von Ehrenfels (1859-1932) lançou, em 1890, as bases da Gestaltpsychologie (Psicologia da Forma). Constatou que havia uma divisão em duas espécies de “qualidades da forma”: as sensíveis, próprias do objecto, e as formais, próprias da nossa concepção. As qualidades sensíveis são agrupadas de acordo com as formais e juntam-se, possibilitando a percepção.

A Teoria da Forma enumera as leis que regem a percepção humana das formas. Essas leis são conclusões sobre o comportamento do cérebro durante o processo de percepção. O cérebro age de acordo com os princípios da Teoria da Gestalt. As leis da Gestalt são, então:

 Lei da Semelhança: objectos semelhantes tendem a agrupar-se; a semelhança pode estar na cor ou textura, por exemplo.





 

Lei da Proximidade: os objectos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros; elementos que estão mais perto, tendem a ser percepcionados como um grupo. 

  

Lei da Boa Continuidade: alinhamento das formas dispostas; dois elementos alinhados dão a impressão de estarem relacionados.




Lei da Pregnância:  simplificação natural da percepção; quanto mais simples for a forma, mais facilmente é assimilada




Lei da Clausura:  completar visualmente um objecto incompleto




 Lei da Experiência Passada:  se já tivermos visto a forma inteira de um elemento, ao visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira na memória




Bibliografia utilizada:

http://kinhocohen.multiply.com/journal/item/4/TEORIA_DA_GESTALT_Ou_teoria_da_forma
 http://www.proead.unit.br/professor/marjorie/arquivos/textos/GESTALT_AULA%20II%20%20UNIDADE.pdf
http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/gestalt/gestalt-poligrafo.pdf
http://res.uniandes.edu.co/view.php/375/1.php


 
Copyright 2010 // Design or Die //