Arquivo

0

Proposta 1 - Elementos básicos //

Patrícia Castro quarta-feira, 16 de março de 2011
Na primeira fase deste trabalho tivemos de escolher uma música para a podermos retratar num quadrado e num círculo. A nossa escolha foi esta:



Escolhemos esta música pelo clima de mistério e velocidade que transmite. Faz parte da banda sonora do filme Matrix Reloaded.

Pensamos  fazer uma espécie de colagem de várias imagens para obter um resultado final abstracto. Pesquisamos algumas imagens na Internet:




Após a pesquisa destas imagens fomos tentanto criar a tal colagem que tinha referido. Utilizamos o Adobe Photoshop por ser a ferramenta onde nos sentimos mais à vontade. Este foi o resultado final:


A principal dificuldade está a ser desprendermo-nos das ferramentas e conseguir chegar a uma imagem a partir de um som. O próximo passo desta proposta será melhorar esta imagem com mais elementos básicos da comunicação visual. 

Inicialmente, a nossa ideia era pesquisar imagens que nos transmitissem movimento. Como a música é electrónica decidimos pesquisar imagens relacionadas com computadores (chips), fios e formas geométricas. Foi difícil atingir o objectivo da proposta porque não estávamos a conseguir distanciar da ideia de uma composição de imagens pré-existentes.

O erro que cometemos na primeira recolha de imagens é que estávamos a ver a imagem como um todo e não como sendo um conjunto de elementos básicos (pontos ou linhas, por exemplo). Por isso, o professor sugeriu-nos que recolhêssemos as nossas próprias imagens e depois as tratássemos - ou num programa ou manualmente (colagem).  Após alguma observação do meio exterior, fizemos uma recolha fotográfica de imagens que representem os elementos básicos da comunicação visual: 




passeio //

sarjeta //

varanda //

azulejos //

parede //

parede //


postes de electricidade //

prédio //

chão //

elevador //


Após captarmos as nossas próprias imagens conseguimos entender melhor o objectivo da proposta e levá-la a bom porto. Das imagens que recolhemos seleccionamos algumas que transformamos no Adobe Photoshop CS4, para poderem formar as composições.
Após várias alterações, chegamos a este resultado:



Em primeiro lugar, fizemos esta composição com os mesmos elementos da composição final, mas estava demasiado estática. Não dava a ideia de movimento e energia sonora pretendida. Transformamos os elementos alterando-lhes as cores e distorcendo-os de forma a compor melhor o espaço. Utilizamos os mesmos elementos nas duas composições, porém como a sua disposição é diferente conseguimos criar duas composições complementares mas distintas.





A música tem uma fluidez que nos faz logo imaginar uma linha a percorrer um espaço e, consequentemente, a ideia de movimento foi o nosso ponto de partida. Para concretizar melhor esta ideia utilizamos a perspectiva para poder "transportar" a pessoa que visualiza a imagem para outro espaço.

A proposta consistia na criação de 2 composições integradas num quadrado e outra num círculo.

Como referimos anteriormente, a fluidez da música traduz-se num elemento visual simples: a linha. O fundo com as linhas verdes transmite essa fluidez e também dá a ideia de profundidade. Este fundo representa a continuidade transmitida pelas notas da música e a sua velocidade.

Quando ouvimos a música pela primeira vez ficamos com a sensação que estávamos envolvidas num abiente sombrio como uma sala escura e fechada. Esta sala aparece representada pelas linhas pretas do lado direito. O pulsar (electrónico e sonoro) da música, para além de ter sido um factor de escolha da música, foi uma das linhas orientadoras para a realização das composições. Escolhemos os círculos roxos para o representar. Estas pulsações acompanham o ritmo lento e discreto da música e dão-nos a sensação de que emitem energia eléctrica.

O entrelaçar das linhas vermelhas do lado esquerdo acompanha o ritmo da música (parte instrumental inicial, parte electrónica e pequenos sons que se fazem ouvir repetidamente). Conforme vamos ouvindo a música, as linhas imaginárias formadas na nossa cabeça começam a entrelaçar-se, desenhando aquele elemento vermelho.

No círculo optamos por outra composição, quase como se os elementos estivessem dentro de uma bola de cristal em que se vê o futuro. Os elementos representam o mesmo que na composição quadrada





















 
Copyright 2010 // Design or Die //